Diabetes e Doenças Cardiovasculares

Se pessoas com diabetes têm risco quatro vezes maior de infarto do que quem não tem a doença, com o agravante de que muitas chegam a sofrer um ataque cardíaco sem saber, já é possível entender que a associação entre diabetes e doenças cardiovasculares não é nada insignificante – e isso é reforçado por uma série de fatos que envolvem tanto a Endocrinologia como a Cardiologia.

Um deles, por exemplo, está na obesidade, à qual pode estar relacionado o diabetes tipo 2, o que contribui sobremaneira para o aumento do índice de doenças do coração. Outra situação, mais específica, compreende a perda das propriedades protetoras do revestimento interno da artéria (endotélio), que permite a entrada de células anormais no vaso e, consequentemente, maior possibilidade de acúmulo de placas de gordura (ateroesclerose).

Diferentes opções têm surgido como tratamento para essas condições, dentre as quais se pode citar a empagliflozina, primeiro antidiabético oral com benefícios diretos para o coração, tendo apresentado, em estudos, resultados bastante promissores quanto à redução da morte cardiovascular. O que, obviamente, não deve excluir a importância da manutenção de hábitos saudáveis por parte de quem convive com o diabetes e busca um mínimo de qualidade de vida por meio do controle da doença.

Informações enriquecedoras compartilhadas em um ambiente altamente interativo são a base do Diacordis, evento marcado para outubro de 2020, em que o diferencial está justamente na abordagem de distúrbios endócrinos com repercussões no aparelho circulatório. Seu direcionamento, embora seja clínico, traz o paciente como foco principal em um contexto no qual ser cardiologista e endocrinologista ao mesmo tempo faz cada vez mais sentido.

 

Referências

Como o diabetes afeta a saúde do seu coração. Saúde. [acesso em 2019 nov 05]. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/como-o-diabetes-afeta-a-saude-do-seu-coracao/

CONTE J. Por que diabetes aumenta risco de doenças cardiovasculares. Drauzio. [acesso em 2019 nov 05]. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-cronicas/diabetes/por-que-diabetes-aumenta-risco-de-doencas-cardiovasculares/

0 respostas em "Diabetes e Doenças Cardiovasculares"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Dias 23 e 24 de outubro de 2020


Bourbon Convention Ibirapuera Hotel
Av. Ibirapuera, 2907 - Moema, São Paulo/SP
E-mail:contato@editoraclannad.com.br
Tel.: +55 (11) 3807-3808
Copyright © 2019 por Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.